19/05/2007

11ª edição...chiça!


"(...)O Caldas Late Night teve início em 1997, quando um grupo de alunos da então ESTGAD decidiu fazer um conjunto de exposições e instalações em vários locais da cidade, principalmente nas suas próprias residências.
O que começou por ser um movimento "underground", embora sempre aberto ao público em geral, tornou-se num evento que anualmente atrai cada vez mais as atenções dos caldenses e não só.

Desde a sua primeira edição, o Caldas Late Night consiste numa mostra de trabalhos de livre escolha, aberto a todos os interessados, não submetendo os participantes a qualquer tipo de selecção, sendo os criadores os responsáveis pelas suas obras.

As obras a expor podem ser dos mais variados meios artísticos, sejam eles acústicos, ruidosos ou silenciosos, instrumentais, teatrais, gráficos, de instalação, performativos, entre outros.

Os trabalhos podem ser apresentados em espaços públicos, em casas particulares ou noutro espaço previamente deliberado.

De 1997 a 2003 o CLN foi um evento de apenas uma noite, passando a uma semana inteira desde 2004 devido à crescente afluência de propostas e de público, quer da cidade quer visitante, pela importância que conquistou no panorama artístico nacional e a ressonância internacional que também já se faz sentir.

O arranque da edição deste ano é a 16 de Maio com a apresentação de trabalhos de alunos no edifício da escola. Às 15h00 irá ser estreada uma peça pelos alunos do primeiro ano do curso de Teatro.

À noite, pelas 22h00, irá actuar a Orquestrinha do Terror, no auditório 1 da ESAD. Vai também ser inaugurada uma exposição com todos os cartazes que concorreram à imagem gráfica do CLN deste ano.

No dia 17, às 16h30, terá lugar, no anfiteatro da escola, um espectáculo de marionetas intitulado “Variações de marionetas em redor da música”, realizado pelo pai de uma aluna da ESAD .

Para o último dia está prevista a habitual “noite louca” do Caldas Late Night, com as instalações a acontecerem em toda a cidade, terminando com uma festa na ESAD."


in Jornal Oeste Online

Sem comentários: