02/07/2007

Bicameralismo

No seu livro "The Origin of Consciousness in the Breakdown of the Bicameral Mind" Julian Jaynes sugere que até há alguns milhares de anos atrás, o homem não era consciente, como o somos hoje. Com isto, não quer dizer que o homem não pensava, mas sim que não o fazia conscientemente.
Jaynes descreve este estado, como algo similar ao sonambulismo, estado esse em que não estamos cientes de "estar" de "ser", mas sim, um ego que "executa" realmente uma actividade. Julian Jaynes, aponta que muita da nossa actividade que fazemos quando acordados também não é consciente, neste sentido. Quando nos levantamos de uma cadeira ou executamos várias rotinas diárias , não estamos a fazê-las conscientemente. Elas acontecem por si só, por assim dizer. Diz ainda que a consciência como a conhecemos é uma coisa relativamente nova, e que aconteceu simultaneamente com o colapso na comunicação entre as duas metades do cérebro.

Mas afinal o que é o Bicameralismo?

Baseando a sua teoria na história psico-cultural de várias civilizações antigas, (egípcia, hebraica, grega e asiática) Jaynes chegou à conclusão que a maior parte das pessoas destas civilizações não eram conscientes subjectivamente.
Focando principalmente a cultura grega, Julian Jaynes declara frontalmente, que a Ilíada de Homero não tem consciência. Os personagens não têm mentes conscientes nem introspecção, como conhecemos hoje no humano moderno. Tanto Aquiles como Agamemnon, não têm sentido de subjectividade. Ambos eram "manipulados" pelos deuses como robots. E aqui, Jaynes diz que, estes heróis que ouviam "vozes" ou discursos e direcções dos deuses teriam diagnóstico igual ao de epilepsia ou esquizofrenia, hoje.

No cérebro humano existem 3 áreas para o discurso, para muitos no hemisfério esquerdo:

1 - Córtex Pré-motor

2 - Área de Broca

3 - Área de Wernicke

A Área de Wernicke é a zona do cérebro que é crucial para a linguagem e é aqui e no corpo caloso, que Julian Jaynes foca a sua atenção. (corpo caloso é a estrutura responsável pela conexão entre os dois hemisférios cerebrais)
No cérebro humano, o corpo caloso é uma espécie de pequena ponte, uma fita de fibras transversais (...) E foi esta ponte que que serviu como veículo pelo qual, os "deuses" que permaneciam num hemisfério do cérebro humano davam as suas "direcções" ao outro hemisfério. É como pensar que os dois hemisférios do cérebro são dois indivíduos . Daqui a mente Bicameral.



http://www.conknet.com/~mmagnus/Jaynes&Language.html

http://www.bizcharts.com/stoa_del_sol/conscious/conscious3.html



Sem comentários: