27/07/2007

Googol

Google é o nome da empresa que criou e mantém o maior site de busca da internet. O serviço foi criado a partir de um projecto de doutoramento dos então estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford em 1996. Este projecto, chamado de Backrub, surgiu devido à frustração dos seus criadores com os sites de busca da época e teve por objectivo construir um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade de links. Brin e Page conseguiram o seu objectivo e, além disso, apresentaram um sistema com grande relevância às respostas num ambiente extremamente simples.

O nome Google foi escolhido por causa da expressão Googol* que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da web.


* O matemático Edward Kasner (1878 - 1955) ao questionar o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse, obteve do pequeno Milton Sirotta um som de resposta que Kasner traduziu por "googol".


Fonte: Google

Sem comentários: