08/11/2007

Os Hoyts - Um silêncio transformado em grito

Jornalista: "Você fez um tempo óptimo, poderia até ter ficado em primeiro lugar se não tivesse de carregar esse 'peso extra'".


Mr. Hoyt: "Se não fosse pelo "peso extra", eu não teria participado"




Durante o parto, Rick sofreu danos físicos sérios resultantes do estrangulamento com o cordão umbilical. Como consequência dessas complicações, Rick perdeu a capacidade física de controlar o seu corpo e ficou confinado a uma cadeira de rodas impossibilitado de mover-se e de falar. Os médicos informaram Dick que não havia muita esperança para o seu filho. afortunadamente, as capacidades mentais de Rick não foram afectadas com os problemas do parto.


Enquanto crescia, Rick desenvolveu uma forma de comunicar com o mundo, batendo a cabeça contra um sensor de forma a identificar palavras, num processo árduo e moroso, que teve a ajuda de uma universidade local. a primeira coisa que escrevu: "go Bruins", nome da equipa local. Depois, enquanto progredia na juventude, entrando na idade adulta, as coisas começaram a mudar. O seu pai, Dick, reparou que Rick começou a exprimir um elevado grau de emoção quando o envolvia nalguma actividade física. Fosse quando batia um taco de óquei na sua cadeira de rodas, quando percorria o bairro empurrando a sua cadeira numa tentativa de imitar os seus ídolos desportivos ou quando o carregava em braços por caminhadas na natureza, as emoções de Rick mudavam visivelmente.


Foi então que um dia um amigo de família, que por acaso era corredor da maratona, convenceu Dick Hoyt a empurrar o seu filho numa cadeira de rodas na distância de uma maratona local. No intervalo de cinco curtos anos, Dick e Rick Hoyt passaram de correr em maratonas locais a competir nas mais difícil provas de triatlo do mundo. Dick e Rick completaram cada etapa do triatlo (natação, bicicleta, corrida) graças a invenções de Dick que lhes permitiam competir juntos. Dick Hoyt tinha cinquentas e muitos nesta altura. Correndo com o pai a puxar pelo filho, conseguiram acabar apenas trinta minutos atrás do vencedor!


Aproveitado para o tema "Silêncio" da "Fábrica de Letras"

16 comentários:

Johnny disse...

Do melhor que já vi.

Lala disse...

you left me with several tears rolling down my face. Crist, johnny! this is for sure the very best and greatest post i've ever seen at blogger world so far.
*
i thank you for sharing such a glorious thing. these kind of testemonials make me feel so litle, but also give me strenght so i continue to move on with my life and with my stupid litle "problems".
*
once again i thank you!

x x x

Ginger disse...

Fuck! :s

Lacrimejei.


*

Johnny disse...

Lala, a cena do inglês deve-se ao facto de este post ser antigo e de, na altura, que foi postado se ter copiado este texto. Contudo, não encontrando a fonte, optei por traduzi-lo, mas gostei de ver o empenho na resposta em inglês. Obrigado peo comentário.

Ginger, até a mim me provoca isso, sempre que vejo... MAS NÃO CHORO.

El Matador disse...

Muito Bom Johnny.

Johnny disse...

Obrigado, Matador, mas só tenho o mérito de o partilhar, porque as verdadeiras peças são os Hoyt :)

Lala disse...

pffffft! não me digas que pensavas que eu não tinha percebido!!! Xiça:D!
bj

Johnny disse...

Pela resposta que deste, obviamente que não pensei isso por ti. Mudei porque não encontrei a fonte e porque poderia haver alguém que não percebesse TÃO BEM :)

Por entre o luar disse...

Adorei :'(

Johnny disse...

Eu também, Por Entre o Luar

Teresa Diniz disse...

Já tinha visto este video e, confesso, choro sempre, pela emoção do filho, pela dedicação do pai.
Associar este video ao desafio da Fábrica foi uma boa ideia.

Johnny disse...

Teresa, estes Hoyts andam é a deixar mal as outras famílias. Todos ficamos aquém deste exemplo.

Juana disse...

Conheço a história e o vídeo. Os temas da Fábrica são uma boa oportunidade de partilha de conhecimento, são palavras que li algures por aqui e que claramente se aplicam neste caso.

Johnny disse...

Eu, com a minha vontade de mostrar coisas e afinal já muita gente tinha visto :(

Brown Eyes disse...

Há mesmo seres excepcionais. Este é um deles e demonstra-nos que querer é poder e amar a vida é possível mesmo que haja muitas pedras no nosso caminho.
Excelente é também este teu post e obrigado por não teres silenciado, deste-nos assim a oportunidade de conhecer este Homem. Este Homem e o Homem que tu és que também aqui está retratado.
Beijinhos

Johnny disse...

Tem dias, Mary :)